Operação Tocantins PDF Print E-mail

Rondonistas!

É com imensa alegria que informamos a todos que a Universidade de Brasília (UnB) está dentro da ''Operação Tocantins'' 01/2017 !!!!

A proposta submetida ao Ministério da Defesa foi classificada e fomos contemplados para colaborar com o município Marianópolis do Tocantins!!!

Fomos classificados no ''Conjunto B'' e iremos trabalhar em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul que foi classificada no '' Conjunto A''.

Sobre a Operação e o estado de Tocantins:

Tocantins é o mais novo estado do Brasil, criado em 1989, estando localizado entre os paralelos 05010’06” S, 13027’59” S e meridianos 45041’46” W, 50044’33” W (IBGE, 2016). Este estado pertence à Região Norte do Brasil, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. Observa-se na Figura 1 que ele possui limites territoriais com os Estados do Maranhão e do Pará, ao norte; com o estado de Goiás, ao sul; com os estados, Piauí e Bahia, ao leste; e com o estado do Mato Grosso, a oeste.

O Estado do Tocantins, com área de 277.621,858 km2, representa cerca de 3,3% do território nacional e 7,2% da Região Norte. A porção inserida na Amazônia Legal equivale aproximadamente 5,4% desse território (DIAS; PEREIRA; SANTOS, 2008 apud UFSC, 2013). O Estado divide-se em duas mesorregiões: a mesorregião Ocidental, formada pela união de 93 municípios agrupados em cinco microrregiões; e a mesorregião Oriental, formada por 46 municípios agrupados em três microrregiões.

A Operação Tocantins, a ser executada em janeiro de 2017, contempla 16 municípios no Estado do Tocantins. Observa-se que, exceto os municípios de Presidente Kennedy e Natividade, os demais municípios contemplados se localizam próximos à capital do Estado, Palmas. Aqueles distam da capital 222 Km e 277,1 Km, respectivamente.

Bandeira

imagem: rede.to